Convidados












Cristina Taquelim
Nasceu em Lagos em 1964. Licenciou-se em Psicologia Educacional e fez Pós-Graduação em Ciências Documentais. É Mediadora de Leitura e Técnica assessora da Administração Local na Biblioteca Municipal de Beja, onde é responsável, a par dos projectos continuados de mediação da leitura, pelos programas de Narração Oral na Biblioteca, as Palavras Andarilhas e as Mil e Uma Noites Mil e uma Histórias. Figura de referência no panorama nacional, tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos sobre mediação e dinamizado oficinas nesta área. Desenvolve desde 1995 actividade como narradora, tendo trabalhando com públicos de todas as idades e participado em diversos encontros em Portugal, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Espanha e Argentina.














António Fontinha
Nasceu em Lisboa em 1966 e viveu até 1975 no Dundo/Angola. Concluíu o primeiro ano do Curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1986/86) e trabalhou como actor em diversas produções até 1995. Três anos antes começara a desenvolver trabalho como contador de estórias no Centro Educativo da Bela Vista, ao serviço do Chapitô, o que o levou a mudar de percurso. Desde então tem contado um pouco por todo o país, enquadrado em diversos projectos e abrindo caminho aos vários contadores que se lhe seguiriam. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à actividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais, algumas delas editadas, como os Contos Populares Portugueses pela Câmara Municipal de Palmela em 1997 e os Contos Tradicionais da Região do Entre Douro e Vouga pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria em 2006.













Jan Blake
 É umas das mais proeminentes contadoras de histórias femininas do Reino Unido actuando em teatros e festivais em toda a Europa. Nasceu em Manchester de pais jamaicanos. Inspirada nas gravações de 'Miss Lou' (Louise Bennett), começou a contar histórias em 1986. Ganhou rapidamente uma reputação internacional pela sua forma dinâmica e divertida de contar. Especializada em contos populares da África Ocidental, Norte da África, do mundo árabe e das Caraíbas, o seu repertório está cheio de contos de mulheres poderosas e as suas versões das peripécias de Ananse são hilariantes. Já trabalhou como artista em residência em vários teatros na Inglaterra, e tem fortes ligações com o Teatro Nacional (onde é Consultora de Storytelling), com a London Philharmonic Orchestra, The Albany Deptford, o teatro lírico de Hammersmith e o Battersea Arts Centre . Está intimamente envolvida em projetos que irão desenvolver uma nova geração de contadores de histórias britânicos de ascendência Africana e das Caraíbas.










Ben Haggarty  
Com formação em mímica e direção de teatro começou a contar histórias profissionalmente em 1981 - tornando-se uma figura central na promoção da narração oral como uma arte contemporânea no Reino Unido. Hoje, Ben é um contador de histórias conhecido mundialmente, cuja obra encanta e seduz públicos em todo o planeta. Ben é respeitado internacionalmente pelas suas actuações lúdicas e animadas e pelo seu conhecimento de histórias e tradições narrativas diversas.
Do seu repertório fazem parte contos maravilhosos, contos populares, mitos e épico - para todos os tipos de público, em locais que variam de cavernas até ao Carnegie Hall. Ele trabalha extensivamente em teatros e centros de arte e apresenta espectáculos específicos em museus e galerias, e também trabalha em escolas.Tem representando a Grã-Bretanha, em mais de 45 festivais internacionais de contos em 23 países. Desde 2001, ele tem sido o narrador oficial do projeto de Yo Yo Ma Silk Road Ensemble, a elaboração de concertos para famílias combinando histórias e música em performances para públicos de até 10.000 pessoas.
Ben tem sido destaque em programas de rádio e foi pesquisador e consultor para a seleção das histórias para a série de Jim Henson "Storyteller". O seu romance 'MeZolith', com a arte extraordinária por Adam Brockbank, foi publicado pela Random House em 2010. Ben tem feito viagens de campo para pesquisar as tradições de canto épico no Norte e na Índia Central e na Ásia Central, e é conselheiro especial do British Council no departamento de literatura a contar histórias. Ben é um muito procurado como formador e director artístico de contadores de histórias. Ele é professor honorário de storytelling na Universidade das Artes de Berlim, e é o fundador e director artístico do Crick Crack Club em Londres.














Manuel Garrido 
Conhecemo-lo como Pirata de Alejandria, um grupo de contadores de Sevilla. Na sua condição de viajantes constantes, por serem a personificação da aventura e porque o seu nome evoca acção, risco, emoção, lugares desconhecidos e paragens por explorar, e por serem eles mesmo lendários! Por isso são Piratas! E porque a maior biblioteca que jamais existiu foi a de Alejandría. Por tudo isto: Piratas de Alejandría. “Navegantes em busca do tesouro da vida".
Não podiam faltar nesta nossa viagem a TERRA INCÓGNITA.
Representados pelo Manuel Garrido trazem também Maria del Mar que ilustra e projecta o que o Manuel conta. Imperdível!












Benita Prieto
Contadora de Histórias do Grupo Morandubetá, atriz, escritora, produtora cultural, especialista em literatura infantil e juvenil e em leitura. Preside o  Instituto Conta Brasil e a Prieto Produções Artísticas. Coordena a Red Internacional de Cuentacuentos. Benita vive no Rio de Janeiro, e vem para o festival trazendo na sua bagagem muitos contos com sotaque brasileiro, narrados com a vivacidade e a alegria que a caracterizam.



Luís Correia Carmelo 
Nasceu em Lisboa em 1976, mas foi no Brasil que cresceu até 1991. Licenciado em Estudos Teatrais e Mestre em Estudos Portugueses com a dissertação Representações da Morte no Conto Tradicional Português (Colibri). Pertence ao Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa e ao Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve. Encontra-se a desenvolver um projecto de doutoramento sobre Narração Oral, sendo bolseiro da FCT. Conta desde 2003, em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro. Criou projectos como os "Contapetes Bebés", em co-produção com o Centro Cultural Vila Flor, o Teatro Maria Matos e a Pé de Mosca, a "Barraquinha dos Contos", apresentada na Fundação Calouste Gulbenkien e nas "Palavras andarilhas", ou as "Contatinas", contos à concertina que aguardam uma edição áudio.













Ana Sofia Paiva
Nasceu em Lisboa em 1981. Formada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, é actriz, aprendiz e outras coisas. Desenvolve projectos que unem teatro, narração oral, música, máscaras e marionetas, dentro e fora de Portugal. Dedica grande parte do seu tempo a fazer recolha e transcrição de contos tradicionais - e reconta-os sempre que pode. Através do IELT, trabalha regularmente com o Arquivo do Conto Tradicional Português do Centro de Estudos Ataíde Oliveira e com o colectivo Memoriamedia. Está prestes a terminar um Mestrado em Promoção e Mediação de Leitura na UALg.










Rodolfo Castro

É argentino de Buenos Aires. Família de Trabalho. O pai era sapateiro e a mãe professora de ensino básico. Tem três irmãs. Com elas deu os primeiros passos na direção da fantasia. Migrou para o México em 1998. A procura de um emprego para sobreviver levou-o a oferecer-se como leitor em voz alta em escolas. Durante vários anos, visitou centenas de escolas, e quase sem dar por isso, transformou-se em contador de histórias.
 Pouco a pouco melhorou o seu estilo e aprofundou as pesquisas sobre a leitura e a contação de histórias. As suas propostas tentam fugir aos paradigmas dominantes. Vai à procura da literatura de um ponto de vista pessoal, evitando argumentos e propostas já estabelecidas. Está interessado em encontrar novas perguntas para velhos temas. Desde 2003 começou a publicar os resultados do seu trabalho na forma de ensaios e ficção. Publicou história para crianças, adultos, jovens, ensaios e teatro. Hoje trabalha a tempo inteiro na escrita, na contação de histórias e na formação. Em 2010 migrou para Portugal e agora mora em Lisboa.



e a música de Rini & Bastolini    



um luxo!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário